segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa fora do Brasil!

Para aqueles que acham que a páscoa se comemora igual em todas as partes do mundo...não se engane meu amigo, páscoa igual a do Brasil só no Brasil.
Aquele mar de ovos de páscoa por todas as partes...pendurados nos tetos dos supermercados e das lojas Americanas...decorações compostas de quilos e quilos do mais puro chocolate, cestas gigantes com coelhinhos, barras, bombons,...
...só no Brasil!
Ovos de páscoa Beira Mar Shopping - Florianópolis

Quando saí do Brasil há 11 anos atrás não imaginava que Barcelona, meu destino naquela época, não se vestiria de ovos e coelhinhos de chocolate na época da páscoa.
A Semana Santa na Espanha é super festejada, mas as celebrações são bem diferentes das do nosso país! Busquei os coelhinhos e ovinhos em diferentes partes da Espanha, mas o único que encontrei foram manifestações religiosas, procissões com homens e mulheres vestidas com capuz a la Ku klux klan (embora o significado seja completamente diferente!) e algum que outro ovinho de chocolate tímido perdido numa prateleira de confeitaria ou de supermercado.
Tudo muito interessante...mas onde está minha overdose de ovos de chocolate?

Semana Santa em Granada

Quatro anos depois, em Hanoi (Vietnã), evidentemente as comemorações de Páscoa foram quase nulas. O único que lembro é um brunch no charmoso hotel Sofitel Metropole, onde extrangeiros residentes na cidade se reuiniam para degustar o extravagante buffet com delícias ocidentais e orientais.
Uma delícia...mas, uma vez mais fiquei sem meus sonhados ovos de chocolate!



Meu seguinte destino, Londres!
A Semana Santa em Londres riquíssima em eventos...não necessariamente relacionados diretamente com a páscoa. É claro que se encontram coisas pra fazer super relacionadas tipo "egg hunting" em algum parque da cidade. Mas a maioria das atividades são simplesmente lúdicas como shows, exposições, teatro, e todo tipo de expressão criativa, típicas da capital Britânica, como os ovos de páscoa da foto abaixo.


Em Nagercoil ou Pondicherry, minhas residências respectivamente nos anos de 2006 e 2007, não notei muito a páscoa passar. Tanto numa cidade como na outra, ambas localizadas no sul da Índia, com grande número de cristãos, se celebram missas comemorando a Semana Santa.
As igrejas no sul da Índia são interessantes pois guardam um certo sincretismo com o hinduismo. Por exemplo, os fieis tiram os sapatos para entrar na igreja, tal qual fazem para entrar nos templos hindús. E os santos estam enfeitados com guirlandas de flores, igual a decoração usada nos milhares de deuses locais.

... meus desejados ovos e coelhos de chocolate ficaram uma vez mais apenas nos meus sonhos!

  Domingo de páscoa - Catedral de Nagercoil

E em Quito (minha atual residência), muita gente deve estar se perguntando...como é a páscoa em Quito? Na próxima postagem...as tradições Quitenhas na Semana Santa!


Fotos: 
*Maria Victoria Rodriguez (Granada) 
*luxurytravelvietnam.com  (Hanoi) 
*destinosvacaciones.com    (Hanoi) 
*pacificoastnews.com  (ovos criativos-Londres)*
*Roald Sieberath (Catedral de Nagercoil)

Um comentário:

  1. Que delícia estas Pàscoas pelo mundo.Espero ansiosa pela de Quito.Beijão

    ResponderExcluir