segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Galeto do Augusto...o melhor do mundo!

O galeto do restaurante Augusto, em Santa Maria, minha cidade natal, não é apenas uma unanimidade, é uma instituição!
Eu como boa santamariense quando chego na cidade a primeira coisa que faço é ir no Augusto...e completamente ignoro o resto do cardápio, que é muito bom... mas eu só quero GALETO.

O galeto do Augusto na verdade foi criado no restaurante que pertencia a seu pai, o Vera Cruz. Anos mais tarde Augusto se independizou inaugurando em 1967 seu próprio restaurante...o mesmo Restaurante Augusto que existe até hoje na Rua Floriano Peixoto.

A inesquecível equipe do Augusto durante a minha tenra infância!

A criação do GALETO se deu em 1957 quando Augusto Martins e seu pai convenceram a pequenos produtores a criar e abater frangos menores do que os normalmente utilizados em outros restaurantes.
Além do tamanho, a grande estrela da receita é a mistura de ervas finas combinada com pedaços de toucinho açados entre os cortes de galeto. O temperinho é realmente um luxo: sálvia, manjerona, alecrim, cheiro verde, tomate, cebola, alho, pimenta do reino, vinagre e sal.
Tradicionalmente o galeto vem acompanhado de salada de radiche e polenta na chapa.(www.restauranteaugusto.com.br)

Evidentemente um clássico imbatível da minha lista de clássicos...das poucas coisas na vida que me fazem regressar a minha infância, me remetendo a uma época fantástica em que Santa Maria era o centro do meu mundo!

 Entradinha da vida inteira! Azeitona, pepino, queijo, ovo de codorna e a manteguinha no meio!

ozinho, radiche, salada de maionese e a polenta!

O imbatível galeto!


4 comentários:

  1. eu provei e aprovei...delícia! Moirah.

    ResponderExcluir
  2. ai que delícia, lembro da criançada correndo no estacionamento, brincando de Elefante Colorido, os coroas lá dentro conversando e de repente o Augusto soltava os cachorros pra ver se a galera se tocava e ia embora, huahauahua.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha Filha. Gostei meuito do teu comentário sobre a nossa última estada no "AUGUSTO", no mês de março. Ele não é apenas o Restaurante da tua infância, como é também da minha. Lembro do antigo Vera Cruz, ainda na Av.Rio Branco, depois na Av.Medianeira (antigamente Gaspar Martins) e, finalmente, na Floriano Peixoto, já com a denominação de AUGUSTO, onde permanece até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, as lembranças do Restaurante Augusto são as melhores possíveis. Lembro do galeto, que é o melhor do mundo e também dos garçons, que eram muito atenciosos. Lembro de um em especial que se chamava Severo e atendia muitíssimo bem.
    Moro em Floripa e aqui tentam imitar o galeto, mas nunca conseguirão se igualar.

    ResponderExcluir