sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lima - Orgia Gastronômica I

Eu já conhecia a comida peruana, afinal meu concunhado é de Lima.  
Sempre que nos encontramos nos verões Mallorquinos (de onde são originalmente nossos amores), ele nos prepara delícias provenientes de seu saudoso Peru.

Mesmo tendo um conhecimento básico confesso que minhas expectativas quanto a comida peruana foram totalmente superadas durante minha visita relâmpago à charmosa capital do Peru.

Minha viagem foi uma maratona gastronômica com duas etapas, o mar e a montanha. Duas das três regiões emblemáticas do Peru, o litoral e os Andes. 
Tive que deixar a Amazônia de fora, pois não tive tempo físico pra comer tanto. 

Só pra deixar claro, tudo isto sem sair de Lima...

Minha anfitriã me levou no restaurante da moda na cidade, o "La Mar", criação do famoso chef Gastón Acurio, com sucursais em lugares como São Francisco, Mexico D.F e São Paulo . 

O aperitivo: batatinhas, batata-doce frita e bananinhas fritas, com molhinhos apimentados (ají e rocoto - as pimentas locais) regadas a PiscoSauer - a "caipirinha" peruana!



Pedimos de entrada:
Degustação de "Ceviches" (diferentes peixes crus, curtidos no limão e temperados com diferentes especiarias) a mania nacional! 


Degustação de "Causas" 
Base de pure de batata, recheio de peixe, camarão ou carangueijo, com maionese e diferentes adereços.





  


Conchas de Abanico a la Chalaca - "Vieiras à vinagrete"



Prato principal: 
Arroz com vieiras e camaroes

 


Sobremesa:
Suspiro Limeño e Picarones con Miel 
(O suspiro limenho é tipo um creme de ovos e leite condensado decorado com merengue ao vinho do porto. Os picarones são como um sonho feito de massa de batata e abóbora servido com uma espécie de melado)

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário