Ao lado de Guaranda, no coração dos Andes equatorianos está Salinas, um simpático "pueblo" que se transformou nos últimos 20 anos num exemplo de desenvolvimento sustentável.
Salinas era um povoado pobre, pequeno, que se dedicava a extração de sal. Com a chegada de um sacerdote italiano que organizou a vila, fundou uma cooperativa e um sistema de micro-créditos, Salinas aos poucos foi se transformando.
Começou a produzir chocolate, depois queijo...logo embutidos, resolveram a montar um hotelzinho, entre várias outras coisas como produção de bolas de futebol, etc etc etc
Tudo levado pela cooperativa, a qual todo o povoado participa.
Hoje em dia Salinas é uma vila rica e industrial, o polo da região! Tendo mais indústrias que a capital de Bolivar, Guaranda. Não só isto, seus produtos são vendidos em lojas especializadas no Equador e a marca Salinerito (como são chamados os produtos produzidos em Salinas) é sinônimo de qualidade.
Passamos por lá no carnaval, provamos o hotelzinho local e curtimos os passeios e festividades, além da amabelíssima bem-vinda Salinense.
Isto que parece um inofensivo leitinho, na verdade é uma mistura de "pájaro azul", a cachaça local, com leite, ovos e açúcar. Fica uma espécie de licor docinho e perigosíssimo...estava sendo distribuido gratuitamente durante os desfiles de carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário