sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lima - Orgia Gastronômica I

Eu já conhecia a comida peruana, afinal meu concunhado é de Lima.  
Sempre que nos encontramos nos verões Mallorquinos (de onde são originalmente nossos amores), ele nos prepara delícias provenientes de seu saudoso Peru.

Mesmo tendo um conhecimento básico confesso que minhas expectativas quanto a comida peruana foram totalmente superadas durante minha visita relâmpago à charmosa capital do Peru.

Minha viagem foi uma maratona gastronômica com duas etapas, o mar e a montanha. Duas das três regiões emblemáticas do Peru, o litoral e os Andes. 
Tive que deixar a Amazônia de fora, pois não tive tempo físico pra comer tanto. 

Só pra deixar claro, tudo isto sem sair de Lima...

Minha anfitriã me levou no restaurante da moda na cidade, o "La Mar", criação do famoso chef Gastón Acurio, com sucursais em lugares como São Francisco, Mexico D.F e São Paulo . 

O aperitivo: batatinhas, batata-doce frita e bananinhas fritas, com molhinhos apimentados (ají e rocoto - as pimentas locais) regadas a PiscoSauer - a "caipirinha" peruana!



Pedimos de entrada:
Degustação de "Ceviches" (diferentes peixes crus, curtidos no limão e temperados com diferentes especiarias) a mania nacional! 


Degustação de "Causas" 
Base de pure de batata, recheio de peixe, camarão ou carangueijo, com maionese e diferentes adereços.





  


Conchas de Abanico a la Chalaca - "Vieiras à vinagrete"



Prato principal: 
Arroz com vieiras e camaroes

 


Sobremesa:
Suspiro Limeño e Picarones con Miel 
(O suspiro limenho é tipo um creme de ovos e leite condensado decorado com merengue ao vinho do porto. Os picarones são como um sonho feito de massa de batata e abóbora servido com uma espécie de melado)

 

 



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carnaval Andino - Parte II

Continuando os relatos do carnaval nos Andes (na postagem anterior - Carnaval Andino - Parte I).

Ao lado de Guaranda, no coração dos Andes equatorianos está Salinas, um simpático "pueblo" que se transformou nos últimos 20 anos num exemplo de desenvolvimento sustentável.



Salinas era um povoado pobre, pequeno, que se dedicava a extração de sal. Com a chegada de um sacerdote italiano que organizou a vila, fundou uma cooperativa e um sistema de micro-créditos, Salinas aos poucos foi se transformando.


Começou a produzir chocolate, depois queijo...logo embutidos, resolveram a montar um hotelzinho, entre várias outras coisas como produção de bolas de futebol, etc etc etc
Tudo levado pela cooperativa, a qual todo o povoado participa.



Hoje em dia Salinas é uma vila rica e industrial, o polo da região! Tendo mais indústrias que a capital de Bolivar, Guaranda. Não só isto, seus produtos são vendidos em lojas especializadas no Equador e a marca Salinerito (como são chamados os produtos produzidos em Salinas) é sinônimo de qualidade.

Passamos por lá no carnaval, provamos o hotelzinho local e curtimos os passeios e festividades, além da amabelíssima bem-vinda Salinense.

 


  

 



Isto que parece um inofensivo leitinho, na verdade é uma mistura de "pájaro azul", a cachaça local, com leite, ovos e açúcar. Fica uma espécie de licor docinho e perigosíssimo...estava sendo distribuido gratuitamente durante os desfiles de carnaval.


 


 

  

  

 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval Andino - Parte I

Partimos de Quito na sexta-feira 12 de feveiro em direção a Guaranda, no coração andino do Equador.



O carnaval de Guaranda é um dos mais famosos carnavais do país.


A programação é super variada contando com desfiles de comunidades, desfiles de grupos folclóricos, shows diversos, guerras de água, farinha e espuma.
Tudo isto regado a muito "pajaro azul" a cachaça local, que levanta até defunto.



Os desfiles foram super diferentes dos desfiles brasileiros, pelo menos dos que eu estava acostumada a ver.






Guaranda é uma cidade pequena, capital da província chamada Bolivar. Fica justo no meio do Equador.
A população é de aproximadamente 25.000 habitantes, mas durante as festas de carnaval Guaranda triplica este número.


Os diferentes grupos que vão aparecendo no desfile representam as diferentes províncias do Equador, e consequentemente suas diferentes culturas e tradições.




A festa tomou as diferentes praças e ruas de Guaranda. Começou cedo e acabou cedo...o que considerei bastante saudável! As 11 da noite já estavam recolhendo tudo, palco, caixas de som, bêbados tombados, etc etc etc




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Delícia delícia delícial! Bolo de cenoura, côco e nozes

Estava com a geladeira cheia de cenouras, queria dar um destino a elas e não sabia como.
Então lembrei...hummmm bolo de cenoura!
Fui pesquisar na internet uma receita alternativa, pra aprender algo novo! Achei num dos meus blogs de receitas favoritos esta receita de bolo de cenoura com côco e nozes.
Fica fantástico, delicioso...perigosoooo!!



2 xícaras de farinha integral
1 xícara de farinha branca
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa (rasa) de canela
1 1/2 xícaras de azeite de oliva
4 ovos (levemente batidos)
1 colher de sopa essência de baunilha
1 1/2 xícaras de nozes moídas
1 1/2 xícaras de côco ralado
2 xícaras de cenoura

Pré-aqueça o forno!
* misture os ingredientes secos
* adicione aos ingredientes secos o azeite, os ovos batidos, a baunilha.
* bata bem!
* acrescente as nozes, o côco e a cenoura.
* assar durante 45-50min (dependendo da potência do seu forno)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mercados pelo mundo...

Continuando o tema anterior, mercados...adoro um mercado!
Quando viajo sempre acabo visitando os mercados locais, e aqui me refiro aos do tipo "feira"...
e quanto mais caótico e mais exótico, melhor!

Mercado de verduras Xishuangbanna - interior do Sul da China

Os mercados da Ásia pro meu gosto levam o Oscar dos mercados mais divertidos, coloridos, cheios de vida...e quando digo vida, me refiro não só ao fantástico movimento de vendedores e compradores, mas também aos produtos que se vendem...que muitas vezes estão vivos!

Os asiáticos, especialmente os do extremo oriente, são hiper exigentes quanto ao frescor dos alimentos. E a maioria das vezes a única maneira de garantir que uma carne seja fresca é...
...vocês já entenderam, né? (é o bicho estando vivo! afff)

 Mercado de verduras - Pondicherry/ Índia
 

GoberMarket - Mercado de peixe, Pondicherry/Índia
  

Mercado de verduras - Hoi An/Vietnã

Mercado de frutos secos - Marrakesh/Marrocos

 
Mercado de Hanoi, segunda quinzena do mês quando se vende cachorro defumado. 
*Annely-panoramico.com

Grilos, besouros, bichos de seda, escorpiões...tudo frito, crocante.
Nas ruas em Bangkok são consumidos como aperitivo.
*Wikipedia/Ismael
 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GoberMarket - Mercado de peixe de Pondicherry

Pondicherry, no litoral de Tamil Nadu, Índia (uma das cidades onde morei lá), tem um mercado de peixe incrível!
Os homens pescam, as mulheres vendem...muito barulho, parece a bolsa de Nova York (hahaha...que comparação!!) todas gritam ao mesmo tempo...um cheiro embriagante, peixe de todos os tipos e tamanhos nos quatro cantos do mercado.
Atrás do mercado de peixe estava o de verduras e frutas, e atrás deste o de flores, mas o mais divertido de todos era realmente o de peixe.
Mas não vou contar nada mais...vejam vocês mesmos nos vídeos a loucura que é este lugar! Eu e minha super câmara-woman Loli Menezes nos aventurando entre a mulherada pra comprar peixe e camarão!
Prestem atenção nos gestos das mulheres durante a negociação...na distribuição e organização do peixe para ser vendido, e no gelo! Barras gigantes de gelo sendo arrastadas pelos corredores do mercado!





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Fantástica Fábrica de Chocolate-1971

Estes dias tive o prazer de (re)assistir A Fantástica Fábrica de Chocolate, depois de muitos, mas muitos anos mesmo. Me refiro a versão das antigas, de 1971, que não assistia desde a época em que passava na tv.
Os mais jovens que me desculpem, mas pra quem nasceu nos anos 70 este foi um dos grandes clássicos infantis da sessão da tarde.
Nada em contra ao Johnny Depp, muito pelo contrário, mas A Fantástica Fábrica de Chocolate original é de chorar...realmente fantástico!
A apresentação do filme já é uma delícia, dá vontade de entrar na tela e se lambusar com aquele chocolate derretido se derramando por todos os lados...litros e litros de chocolate de diferentes consistências...formando barras, bombons, recheando, cobrindo, deliciando!

Vejam o vídeo abaixo, dublado tal qual víamos na Sessão da Tarde! Aconselho que tenham pelo menos uma barra de chocolate preparada ao lado..em caso de emergência!



Olhem o cenário!! A diferença entre a fábrica de chocolate dos anos 70 e a de 2005!

1971




2005

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Almoço de domingo - Centro histórico de Quito!


Fico impressionada com a nossa, e quando digo a nossa me refiro como brasileira à minha, ignorância quanto aos países da América do Sul.



Aposto em que todos, ou quase todos os brasileiros, sabem que Madrid tem um centro histórico importante...mas Quito, que está aí do nosso ladinho, duvideodó que muitos brasileiros saibam que tem o maior centro histórico da América Latina! Eu não sabia!!

Pois bem, Quito tem um centro histórico lindo e enorme!
Almocei lá no domingo e coloco aqui as fotos pra que vocês vejam o bonito que é...e que delícias locais encontrei por lá!



Esta senhora super simpática vende "colaciones", ou seja, amendoim salgado e doce, favas fritas e assadas e uma mistura de frutos secos, pra aperitivar!    


 
O que se vê branco são os "chochos", é uma espécie de feijão achatado, redondo, se come com cebola crua e tomate, e ají é claro. Ají é o molho apimentado que servem com tudo aqui! Do lado dos "chochos", cerejas!


 
Este é o famoso ají...fazendo compania a um suco de "naranjilla", fruta local sabor laranja misturado com limão, e o outro é um suco de guanabana. As frutas aqui são abundantes e deliciosas. Pela variedade de climas no país se encontra de tudo...fruta de clima tropical, fruta de clima serrano, fruta amazônica! 


Este prato (abaixo) se chama "Encocado de camarones", é um prato típico de Esmeraldas, no litoral equatoriano.
É mais ou menos como a nossa muqueca. Servido com banana frita.
 

E esta é a famosa "Fritada", que pode ser tanto de frango como de porco. A que pedimos era de frango e o que está embaixo do frango é uma espécie de milho gigante, chamado "mote",muito apreciado por aqui!
O prato é servido com abacate, salada de tomate e cebola crua, banana assada, favas e outro tipo de milho frito.