quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Riads

Como já tinha comentado na postagem anterior Riad é o nome que se dá às casas tradicionais da Medina em Marrakesh.
Nos últimos anos a palavra Riad virou uma espécie de sinônimo para "hotel com encanto". Isto se deve a que muitos Riads estão sendo restaurados para se transformarem em pequenos hoteis escondidos nas laberínticas ruelas da Medina de Marrakesh.
O que nos hospedamos se chamava Dar Balthazar (www.darbalthazar.fr), Balthazar com referência a um dos três Reis Magos, o que está associado ao continente africano (para quem não lembra!).
Foi surpreendente chegar no Riad...o lugar era mágico! Com apenas quatro quartos, e cada um deles nomeado e decorado de acordo com um rei mago; Balthazar-Africa, Gaspar-Asia, Melchior-Europa, e o último com nome de Artabán, personagem fictício do conto The Other Wise Man (O outro rei mago), escrito em 1896 por Henry van Dyke.
Todos os quartos têm sacada, que dão ao pátio interior da casa de dois andares, fazendo com que o espaço adquira uma atmosfera íntima e idílica.

Ficamos na Suite Gaspar, decorada com quadros, tecidos e detalhes provenientes da Ásia. Todas as manhãs quando acordávamos tinhamos o café da manhã servido na nossa sacada...hummmm, delícia! Suco de laranja natural, pão caseiro e geléias também feitas em casa. Tudo preparado na hora pelos nossos cordiais anfitriões, que falavam árabe e francês, como todas as pessoas com boa educação em Marrakesh. Nadia e Brahim foram impecáveis, nos ajudaram em tudo o que foi necessário e eram ambos discretíssimos. Nos sentimos como se estivessemos em casa.

 

 


 Tudo isto pelo módico preço de 53€ a noite!!


Marrakesh, destino recomendadíssimo para quem gosta de lugares exóticos, bons preços e toques irresistíveis de charme...sem falar nas maravilhosas massagens dos Hammams (também conhecido como banho turco, o hammam é um lugar com sauna húmida, duchas e geralmente rituais de beleza, utilizado para limpar-se e também para se relaxar. Os hammans têm um importante papel nas culturas do norte da África e do Oriente Médio, onde foram e continuam sendo usados como pontos de reunião social, ritual de higiene e também como elementos arquitectônicos*).
O hammam que eu fui era divino! Só o nome já valia a pena...Hammam 1001 noites (www.Hammam 1001Nuits.com).
Durante duas horas me entreguei totalmente as mãos de Habiba, a senhora que me acompanhou desde o início...
1º me solicitou que entrasse na ducha, me embadurnou de azeites medicinais, me jogou dentro da sauna húmida...uns minutos depois me chamou para uma salinha intermediária onde me esfoliou todo o corpo, do dedo do pé até a cabeça...me untou de barro e me disse que entrasse novamente na sauna.
Depois de uns 10 ou 15 minutos dissorando, Habiba novamente me retirou da sauna, me acompanhou à ducha, me alcançou um roupão e docilmente me acompanhou a uma sala de relax...em poucos minutos estava eu estirada enrolada no roupão...com um chá marroquino fumegante e híper doce nas mãos.
Não satisfeita com todo este ritual...tinha mais... uma vez acabado o chá, Habiba me pediu que subisse as escadas e me dirigisse a sala de massagens! 1 hora de massagem! Que luuuuxo...
Só pra completar minha fantástica estadia em Marrakesh, o que me fez defini-la como "destino perfeito para umas férias com as amigas" ... saindo do hammam, totalmente flutuando, adentrei o laberinto de ruas minúsculas do Zoco (mercado árabe), na Medina e me deixei levar pelo efervecente e interminável mercado a céu aberto...cultura, culinária, massagens e compras...viva Marrakesh!!!

 *Wikipedia

Um comentário: