segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Índia Índia Índia

É super difícil escrever sobre minha experiência na Índia. E isto se deve basicamente porque a Índia é um país tão complexo que cada vez que penso sobre o que escrever me perco. Me perco no mar de experiências, de vivências, de imagens, de cores, de sabores, de odores e fedores...
Escrevi bastante quando vivia lá, e tenho guardado meu caderninho de anotações com todo o carinho do mundo.
Por isto acho que vou começar pelo começo...puxando meu caderninho e tirando dele os relatos de como foram minhas primeiras impressões...
Este texto escrevi em março de 2006, um mês e uma semana depois de chegar na Índia. Este foi o tempo que demorei para começar a absorver o que estava acontecendo à minha volta...também o tempo que levei pra começar a ver o pedacinho de Índia que me tocou com outros olhos...


02-03-2006

a primeira impressão...

Cheguei na Índia no dia 27 de dezembro de 2005, depois de quase 3 meses de férias fantásticas no Brasil...muita comida boa, convivência familiar, rever os amigos...tudo isto fechado com chave de ouro com a celebração do nosso casamento na praia do Rosa...uma festança que durou todo o fim de semana e reuniu nossos melhores amigos e nossas famílias!

Viemos parar na Índia, mais especificamente em Nagercoil (Tamil Nadu), porque o Jordi recebeu uma proposta para trabalhar na reconstrução do Tsunami. Após um ano em Londres onde eu ralei o côco trabalhando e ele estudando 'Development and Planning', pensamos que o melhor para nós seria embarcar nesta nova aventura e retornar à Ásia.

Minha primeira impressão de Nagercoil foi horrível. Durante dias não conseguia dormir direito. As imagens das ruas empoeiradas, do esgoto a céu aberto, da falta de calçadas, da confusão de carros, auto-rickshaws, caminhões, pessoas, tijolos, lixo, vacas...não me deixavam em paz. Num momento de angústia e talvez devido a alguma cervejinha a mais...me abri com o Jordi e num desabafo alterado e exagerado confessei que Nagercoil era o lugar mais semelhante a um pesadelo que já havia estado...que era horrível, sujo, monótono, feio, etc etc etc...

Ufaaa...depois de ter soltado tudo aquilo, o pobre me olhou apavorado e me comentou suavemente...
'pero cariño, vamos a vivir aqui por 2 años'...e eu respondi...

simmmm...e é exatamente isto que me apavora!

Por favor...sem pânico...gostaria de esclarecer que sim Nagercoil é um espanto... imagino qual seria a reação de alguém que nunca esteve na Ásia antes. Mas é óbvio que eu com meu espírito aventureiro, minha vontade de desbravar o mundo e conhecer novas culturas jamais me espantaria se estivesse somente visitando a cidade, até me pareceria interessante. Agora o problema era o peso de ter que estar aqui neste buraco depois de ter vivido em Floripa, em Barcelona, em Hanoi e em Londres...por DOIS anos.

Bom, resulta que passados dois meses tudo muda de cara e os olhinhos da gente se acostumam com o que primeiramente nos parecia 'inacostumável'.

Não vou negar que sim, Nagercoil é uma cidade pequena, provinciana, sem muita opção de lazer ou trabalho. Mas a região é interessante, as montanhas que rodeiam a cidade são bonitas... nada mais sair do centro encontras verdadeiros mares de coqueiros...


...a praia está a 10km de distância...estamos quase na fronteira com o estado de Kerala, berço da medicina tradicional, mais conhecida como Ayurveda.


Nagercoil está ao lado de Kanyakumari, a ponta mais sul do país, onde a Índia se acaba. Aqui o calor não dá folga...a temperatura mínima não baixa nunca de 24º/25º, e no verão pode chegar a passar dos 40º. Somos brindados duas vezes ao ano pelos monções, que fazem com que as temperaturas baixem e que tudo seja tão verde e majestoso.
Do terraço da minha casa, onde fazemos todas as refeições avisto a mangueiras, bananeiras, coqueiros, árvores de papaia, de jaca, de fruta do conde...pássaros de várias cores, borboletas e esquilos passeiam pelo jardim.


Os templos hindus estão por todas as partes, durante seus dias de celebração são decorados com flores e o movimento de fieis com seus saris e longuis (parêo utilizado pelos homens) dão uma vida especial ao lugar. Sem falar dos elefantes que hora estão nas portas dos templos abençoando aos que se aproximam com sua tromba, hora circulando pela estrada onde ajudam aos madeireiros com seu trabalho.

















Pensando bem...Nagercoil não está tão mal...e afinal de contas ...estou na ÍNDIA!!




2 comentários:

  1. Obrigada por adicionar meu trabalho! que experiencias incriveis! eu tb vive na Europa e moro em Floripa! muito legal seu blog! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. O seu blog tb 'e uma delicinha de experiencias! Mais uma vez obrigada! Sucesso p vc!

    ResponderExcluir