quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pra lá de Marrakesh!

Um mês antes de me mudar de Mallorca pra Quito estive em Marrakesh.  Há anos queria visitar a cidade mas nunca tinha a oportunidade...então em setembro fui presenteada pelo maridão, em comemoração aos meus 3.4, com uma escapada à exótica e deliciosa "Cidade Vermelha" (em árabe Medina Al-Ham'rá), mais conhecida como Marrakesh.

Chegamos no final do Ramadã...e pra dizer a verdade fomos recebidos com um pouco de hostilidade. Acredito que era fome e sede, que durante o dia provavelmente assolava os comerciantes. Sem comer nem beber nada desde que o sol nasce até a hora em que o mesmo se põe, com razão ficavam cheios do saco de atender os que em teoria seriam possíveis clientes, mas com o estômago vazio se transformavam num bando de turistas chatos e impertinentes.


No segundo dia na cidade o Ramadã se acabou e a comilança e animação começou! Ebaaaa...só de lembrar me dá água na boca.

Foi uma loucura ver a praça Djemaa el Fna, o centro neurálgico da Medina (parte antiga da cidade), se transformar numa festa animadíssima com barraquinhas de comida e bebida por todos lados além de teatro, música, encantadores de serpentes, amestradores de macacos, etc etc etc...esta noite ficamos horas passeando pela enorme praça de um lado ao outro, indo de uma barraca de kebab a uma de tâmaras, de uma roda de teatro de rua à uma de música berbere.



A comida marroquina é uma delícia! Provei um monte de coisas fantásticas, mas alguma das coisas mais típicas são os chamados "Tajine", que nada mais é que uma carne temperada com diferentes especiarias (seja ovelha ou frango) feito numa panela rasa de barro com uma tampa em forma de cone, e também o couscous (se pronuncia cuscús)...mas não tem nada a ver com o cuscús brasileiro.  O couscous marroquino, também consumido na Argelia, é feito de sêmola de trigo. Se prepara mais ou menos como o arroz e se come como o mesmo, acompanhando carnes ou verduras. (veja foto abaixo)

Outra delícia local são as "Pastillas". Vocês já comeram doce árabe? Aqueles com a massa folhada bem fininha? Pois então, a pastilla é um crepe feito desta massa folhada bem fininha, recheado de frango ou ovelha, preparado com especiarias e frutos secos e coberto com açúcar e canela...hummmmmm!! LOUCURA!




De tanto falar (e ver as fotos...) em couscous, tajine, pastilla, tâmaras...me abriu o apetite! Vou preparar alguma coisa pra comer!

Na próxima postagem seguimos em Marrakesh:

"Curso de Cozinha" com direito a compras dos imgredientes no mercado local e em árabe...e mãos à obra!


9 comentários:

  1. preta, belo blog! toca ficha e nos encha de água na boca com tuas aventuras gastronômades.
    beijos famintos.

    ResponderExcluir
  2. A-DO-RO tudo, viajar, cozinhar, comer... nos últimos anos anda mais caseira, digamos que as viagens tem mas caseiras "amazônicas"...adorei o blog, continua escrevendo... beijos, Moirah.

    ps- AMO estes docinhos de massa folheada árabe.... huummm...

    ResponderExcluir
  3. ixi, acabei de ver que escrevi tudo errado, é a pressa.... eu quis dizer que ultimamente ando mais caseira, apenas com viagens "amazônicas", adorei o blog...beijos, Moirah Menezes.

    ResponderExcluir
  4. OI MINHA FILHA. LINDO O TEU BLOG. ESTAMOS TORCENDO QUE CONTINUES COM ELE. TENS UM DON MUITO ESPECIAL PARA CONTAR AS TUAS HISTÓRIAS DE VIDA, QUE NÃO SÃO POUCAS, POR ESSE MUNDÃO A FORA. BEIJOS DO PAI E DA MÃE

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog!!!! E as delícias marroquinas,então.....ui, água na boca....

    Beijos
    tia Zica.

    ResponderExcluir
  6. q legal! estamos indo pra Marrakech daqui a 1 mes! valeu as dicas culinarias! :) bjbjbj! Larissa

    ResponderExcluir
  7. Querida Camila, adorei o blog. Relatar viagens faz bem para quem lê, e mais ainda para quem escreve, pois volta-se ao tempo e revive-se as emoções passadas.
    Quanto as receitas, cito Rogério Fasano, dono de um dos mais importantes restaurantes de SP que diz: "O bom é ser clássico. Cozinha tem fronteiras, sim. Espaguete italiano com molho asiático? Estou fora."
    A culinária tem segredos culturais e é mais apreciada por isso. Vai em frente. Beijos Tio Marco

    ResponderExcluir
  8. FILHA QUERIDA:

    OS ÚLTIMOS RELATOS POSTADOS, QUE SE REFEREM À ÍNDIA, NOS LEVARAM A NAGERCOIL, PONDYCHERRY, DELHI, AGRA, JAIPUR E TANTOS OUTROS ONDE ESTIVEMOS JUNTOS. SEGUE COM TEUS RELATOS, QUE SÃO MARAVILHOSOS.
    AINDA ESTAMOS SENTINDO O GOSTO DAS MARAVILHAS QUE SABOREAMOS NO NOSSO REVEILLON. BEIJOS. PAI E MÃE

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila,

    Tudo bem? Me chamo Leonardo, sou de Recife-PE. Obrigado por ter aceito o meu convite de amizade no Blogblogs. Eu adorei o seu blog, muito bonito, bacana mesmo.Ótimo domingo pra vc amiga, beijos, Leonardo

    ResponderExcluir