segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GastroNômada

Aqui estou... em Quito, no Equador...

O nome GastroNômade surgiu em Mallorca, há exatamente dois anos. A idéia veio da minha cunhada, que conhece bem minhas duas paixões (além do irmão dela, é claro), a gastronomia e as viagens.

Tenho passado os últimos anos da minha vida assim, cozinhando e viajando...e comendo evidentemente. Comecei a trajetória em Barcelona, há mais de 10 anos atrás.

Bem, na verdade minha paixão pelas viagens começou muito antes disto... em 1994 talvez foi quando este amor foi tomando forma durante uma viagem para estudar na Itália seguida de uma aventura com a mochila nas costas pelas redondezas...

...mas anos antes, durante minha tenra infância no Colégio Centenário em Santa Maria/RS, minha terra natal, a "tia" Ivete, professora de história, já despertava minha curiosidade contando sobre o antigo Egito, as aventuras e conflitos na Pérsia ou nossos antepassados indígenas na época de um Brasil ainda "não descoberto".

Lembro também de viajar longe com um livro enorme que meu pai me deu chamado " Os Últimos Mistérios do Mundo". Este livro me levou aos Totens de Rapa Nui, me mostrou o mundo perdido dos Incas e Maias e me fez refletir sobre enigmas como os do Eldorado ou da desaparecida Atlântida.

A relação com as panelas também começou em casa. Meus pais são excelentes cozinheiros e formam uma ótima equipe, meu pai se encarrega dos salgados e minha mãe manda ver na sobremesa. Na casa das minhas avós o fogão também estava sempre fumegando...seja preparando um mocotó ou uma ambrosia, ou fazendo pão, nhoque ou o alemão klês. Os aromas e sensações mágicas de transformar farinha e ovos num bolo cheiroso e gostoso me acompanham definitivamente desde cedo.

Quero compartilhar aqui minhas vivências e comilanças viajando pelos quatro cantos do mundo. As estórias não serão cronológicas pois quero contar experiências que tive em outros lugares por onde passei, morei e cozinhei...como a Índia, o Vietnã, Marrocos, Tailândia, etc etc etc...


3 comentários:

  1. Muito legal!!!
    SUCESSO nessa nova empreitada, escrever é bão mas ler é mió!!!
    Beijos de quem te ADORA!!!

    ResponderExcluir
  2. gastronomade, adorei!!! sucesso, minha querida! Larissa

    ResponderExcluir
  3. Camila ,adorei o teu blog!!! sabrossissimo!
    acrescento comendoomundo a favoritos! é uma boa maneira de ter-vos mas perto!
    Desejo que todo este indo muito bem em ecuador.
    Aprende muitas receitas de cocina ecuatoriana e conta-no-las ^___^
    beijinhos pra J. e tu.
    Patricia

    ResponderExcluir