terça-feira, 20 de julho de 2010

Julia Child

Julia Child, a rainha dos programas culinários dos Estados Unidos, inspirou o filme Julie&Julia.

A famosa apresentadora do programa "The French Chef" teve uma vida interessante e completamente diferente antes de se transformar em estrela das panelas.
Child foi agente secreta no antigo Cielão, atual Sri Lanka, morou em Bombaim, Índia e na China, e finalmente se apaixonou pela comida francesa durante sua estadia de 6 anos em Paris. 

Uma das características mais apreciadas pelos espectadores de Julia Child era a simplicidade que mostrava em seus programas. Julia não representava a figura de um chef esnobe e sofisticado, mas sim a de uma dona de casa que comete erros, derruba coisas no chão ou se queima quando cozinha.

Interpretada brilhantemente por Meryl Street em Julie&Julia, decidi colocar aqui alguns vídeos da verdadeira Child em ação na cozinha!


 





Alguns links interessantes para os fans de Julia Child ou do filme Julie&Julia:
Julie&Julia Project - o blog que deu origem ao livro e ao filme
* Biografia Julia Child 
Filmes de dar água na boca

terça-feira, 13 de julho de 2010

Moros y Cristianos

...em homenagem ao meu dindo querido!

A ilha de Cuba, como muitos outros países latino-americanos, tem o feijão como um dos ingredientes mais usados e apreciados na culinária local.


Estive em Cuba em 1994, faz tempo! Acredito que nestes 16 anos muitas coisas mudaram...minhas lembranças, especialmente de La Habana, onde passei a maior parte do tempo, são incríveis.


Uma cidade decadente, mas com um charme ímpar. Muitos edifícios históricos, a maioria, naquela época, em mal estado, mas com um encanto e autenticidade indiscutíveis.
Os carros são do século passado e os edfícios antigos, a maioria verdadeiros palacetes, estão divididos em muitos espaços, muitas vezes abrigando a várias famílias.


Um povo muito alegre, comida parecida à comida brasileira...e o remelexo mais bonito que já vi até hoje.
Pela primeira vez na minha vida, numa "salsoteca" de La Habana, não consegui levantar da cadeira, e olha que sou pé de valsa! Mas diante de tais bailarinos, optei por ficar admirando o espetáculo espontâneo que se montou diante dos meus olhos.


Voltando ao feijão...em Cuba, um dos pratos mais típicos é o chamado "Moros y cristianos" e nada mais é que o nosso bom e velho feijão com arroz! Geralmente acompanhado de banana frita e carne de porco!
E não deixemos de lado o primo-irmão cubano da caipirinha, o delicioso "Mojito", preparado com rum, limão, açúcar e muita menta!


Créditos:
*http://www.youtube.com/user/Flyguitar
*japtromex.foros.ws
*cubattby.wordpress.com
*iso101.blogspot.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pimenta de Sichuan

A pimenta de Sichuan é uma das especiarias mais curiosas que já provei (Sichuan é uma região da China, a capital se chama Chengdu).

Durante uma viagem à China, especificamente num jantar em Pequin, celebrando o aniversário de um grande amigo...decidimos ir a um restaurante típico da região de Sichuan, famosa por sua culinária.

O cardápio da noite foi um "Huo Guo" ou Hot Pot de peixe. Os hot pot, super populares no extremo oriente, são uma espécie de Fondue. Azeite ou água fervendo (com um foguareiro embaixo) e uma série de carnes e/ou verduras para serem preparadas no mesmo, e saboreadas com diferentes molhinhos uma vez prontas.

Hot Pot ou Huo Guo

Pois o nosso hot pot já vinha com o peixe inteiro dentro do azeite borbulhando. E o grande barato da experiência era o tal estilo "Sichuan", isto significa que junto com o azeite fervendo centenas...ou melhor, milhares de grãozinhos de pimenta Sichuan aromatizavam o tal peixe.

A pimenta de "Sichuan" é na realidade uma frutinha minúscula. Não sei porque atribuem a ela a categoria de pimenta, pois ela não "pica" como as pimentas negra, branca, malagueta, rocoto, ají, etc etc etc
Na verdade a pimenta de Sichuan é super aromática, com um toque um pouco cítrico, e provoca na boca, quando usada em abundância, uma sensação de dormência, especialmente na língua.

Pimenta de Sichuan

Aconselho a todos os fanáticos das "novas experiências" a provarem a Sichuan Peper...agora tomem cuidado! Recusem imitações...nunca mais consegui comer a autêntica pimenta de Sichuan fora da China.
Em Londres mesmo, em Chinatown, alguns restaurantes anunciam em seus cardápios pratos ao estilo Sichuan, mas é mentira...provado e comprovado!

Restaurante típico de Hot Pot

* Fotos: http://www.chengduliving.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

Brunch caseiro

Adoro acordar no domingo e preparar aquele café da manhã!

Já virou costume em casa...vou variando o cardápio de acordo com os ingredientes que tenho na geladeira e a vontade e disposição pra fazer uma coisa ou outra.

O clássico domingueiro aqui em casa são os "ovos massala". Aprendi a fazer na Índia. São ovos mexidos com ervas e especiarias...fica delicioso com uma tostada!

Aqui vai a receita, ideal para duas pessoas:

Ingredientes:
3 ovos batidos
1 colher de sopa de nata (creme de leite)
1 cebola pequena cortada em quadradinhos pequenos
1/2 pimentão vermelho cortado em quadradinhos pequenos
1 tomate cortado em quadradinhos pequenos
coentro, salsinha e cebolinha a gosto
1 dente de alho picado
páprica, pimenta negra, sal e tempero indiano (tandoori, garam massala ou qualquer outro massala) à gosto
Preparo:
Fritar em pouco azeite o alho e a cebola até dorar. Acrescentar o pimentão. Mexer até o pimentão ficar  tenro.
Acrescentar o tomate, as ervas e as especiarias.
Por último acrescentar os ovos batidos com a nata. Mexer até ficar com aparência de cozido!



Pra complementar os ovos massala com algo doce:

Ingredientes:
2 fatias de pão integral mergulhados em leite com canela e açúcar
1 colher de chá de manteiga
4 morangos grandes costados
2 colheres de sopa de nata (creme de leite)
xarope de maple (maple syrup) a gosto ou mel
Preparo:
Derreta a manteiga numa frigideira e passe as fatias de pão integral mergulhados no leite doce com canela, até ficarem douradas.
Corte os morangos em pedaços pequenos
Sirva cada fatia com uma colher de nata, morangos e o xarope de maple ou mel por cima de tudo!