segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Thali, o PF da Índia!


Hoje acordei querendo me transportar...pra Tamil Nadu, na Índia.

Oito anos se passaram desde que deixei a Índia.
Eu sei que é clichê, mas parece que foi ontem, e ao mesmo tempo tanta coisa aconteceu que dá a sensação que foi em outra vida!

Acordei com desejo desta explosão de sabores e cheiros maravilhosos que é a comida indiana.

Acordei com desejo de Thali, o que comia quase todos os dias na hora do almoço quando morava em Pondicherry, no sul da Índia.

Aiii que delícia...

Que delícia aquela mistura de doce, salgado, ácido, picante, adstringente. Em nenhum outro lugar do mundo a comida proporciona uma experiência tão profunda...tão completa.
Não estou dizendo que é minha comida favorita neste mundão...é com certeza uma delas... mas é realmente, como tudo o que se vivencia na Índia, uma experiência ímpar!

O Thali é o PF da Índia, é uma das opções de almoço mais famosas e solicitadas.  É um prato servido com diferentes porções servidas em pratinhos ou diretamente numa folha de bananeira. Geralmente composta por arroz, lentilhas, vegetais variados ao curry, curd (iogurte), chutney, picles de diferentes vegetais, e um pão (roti, chapati ou puri).

Confiram os vídeos que tenho saboreando, com a mão, é claro...um maravilhoso e típico thali: Comendo com a mão

Thali típico do Norte da Índia

Thali típico do Sul da Índia
Créditos fotos:
*foodtravelsindia.com
*savlafoodcorner.com
*motherstiffin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário